Já imaginou ter todos os equipamentos de sua casa programados para funcionar automaticamente?
Pois muito do que víamos – com muita distância e até mesmo de maneira utópica em desenhos animados como “Os Jetsons”, ou no cinema impressionados com a tecnologia da mansão do bilionário Bruce Wayne, o Batman – já está incorporada na nossa realidade. De maneira a contemplar todas as necessidades e proporcionar conforto ao proprietário, é cada vez mais comum casas com automação de som, portas e segurança; oferecendo ao proprietário a possibilidade de controlar tudo isso estando em qualquer lugar.
No início eram as persianas; climatização; e sensores de presença para acender as luzes de casa, mas há algum tempo, com o avanço da tecnologia, surgiu a necessidade de tudo estar conectado. Comodidade, bem-estar e segurança são os pontos altos da automação residencial. Tudo para que a casa se adapte às necessidades do usuário.
Mas como funciona a automação residencial? Como é possível transformar sua casa em um ambiente mais inteligente e seguro?
Não é mágica, não é mais um sonho distante apresentado no cinema; é a tecnologia a serviço do conforto, segurança e sustentabilidade.
A automação residencial integra vários sistemas da casa, simplificando os controles. Existe a possibilidade de programar um equipamento ou eletrônico para que funcione especificamente em uma determinada ocasião: ajustar a temperatura da casa; abrir e fechar persianas e cortinas; usar a fechadura inteligente para o controle de quem entra e sai do imóvel; sensor de presença; monitoramento com câmeras de segurança; sensor de vazamento de água; e até mesmo mudar a decoração da sala de jantar, ou música ambiente de acordo com o evento.
Automação x Integração
Pode haver confusão quando se fala em automação e integração dos componentes. A integração é quando se aciona um comando a partir de um dispositivo móvel. Por exemplo: Quando o morador aciona a irrigação do jardim pelo celular, ele pode fazer isso de qualquer lugar apenas apertando um botão. Isso ocorre pelo fato de o dispositivo móvel estar conectado com o aspersor de irrigação.
A automação é quando isso ocorre de maneira programada, escolhendo em qual momento do dia e por quanto tempo o aspersor irá funcionar. Agora imagina ter essa possibilidade ampliada para diversos dispositivos na sua residência? A experiência do morador é elevada ao nível de deixar tudo programado, evitando imprevistos ou simplesmente esquecer de determinada atividade.
Há soluções mais simples, sem fio, que o próprio morador pode configurar e programar, como o momento de ligar a TV, persianas, cafeteira. Já as soluções mais complexas exigem obras e profissionais especializados para realizar; pois envolve a instalação de uma central e é possível controlar diversos comandos em toda a casa.
Serviços de automação disponíveis no mercado:
-
Iluminação
É possível instalar sensores de presença, criar cenários específicos para cada evento, alternar a intensidade da luz, programar para acender e apagar e utilizar comando de voz. Isso torna a vida do morador muito mais fácil, sem a necessidade de verificar se apagou tudo antes de sair ou dormir; refletindo, também, na economia;
-
Controle de temperatura
Programar quando o ar-condicionado ou aquecedor irá ligar e desligar, programar para desligar quando chegar em determinada temperatura. Tudo para manter sua casa com a climatização ideal para você;
-
Cortinas e persianas
Programar horário para abrir e fechar através de um dispositivo móvel e integrar com o sistema de alarme da casa;
-
Home Theater
Controlar todos os equipamentos de áudio e vídeo, escolher volume e qual a playlist para o som ambiente em cada ocasião, seja para relaxar após o trabalho ou um jantar em família e definir o momento que a TV vai ligar e desligar e o que assistir em cada horário;
-
Sistemas de segurança
Câmeras com visão noturna; monitoramento através do celular; sensor de movimento ativando as câmeras, vídeo porteiro, possibilidade de abrir portas com biometria, controle de voz e senha cadastrando os moradores da casa; bloquear ou fechar portas à distância apenas com acesso à internet;
-
Sensor de vazamento de água
Essa opção de automação é ligada à sustentabilidade. A possibilidade de detectar se há algum vazamento na residência é importante para preservar os equipamentos elétricos e minimizar o prejuízo. É importante destacar a economia, já que evita deslocamento para fechar o registro ou, até mesmo, a contratação de um profissional.
Antes de escolher o melhor sistema para sua necessidade, é necessário pesquisar as soluções existentes no mercado e então escolher quais ambientes da sua casa serão os pontos de automação. Para isso, você pode buscar a ajuda de um arquiteto especializado. Este profissional será uma ponte entre você e a empresa de automação.
Lembrando que o Mapa Group entrega os imóveis com infraestrutura completa para automação.
Gostou dessa publicação? Para saber mais sobre arquitetura e imóveis de luxo siga nosso Instagram e acompanhe as novidades.
Fonte: B2home, Thorus Engenharia, Planarq Campos